terça-feira, 22 de março de 2011

Por que o Big Bang tem dominado as paradas?

Por que o Big Bang tem dominado as paradas? O jornal Chosun Weekly recentemente escreveu um artigo detalhado sobre o recente sucesso do grupo.
Os 2 anos e 3 meses foram só números, pois quando o Big Bang finalmente retornou com o lançamento do seu mini-álbum, ‘Tonight, este não só saltou para o topo das paradas musicais, como também vendeu 100 mil cópias em uma semana, façanha notável na atual era de ciclos promocionais que duram de 2 a 3 semanas.
O grupo também fez um retorno especial na TV com o ‘The Big Bang Show’, que foi exibido pela emissora de TV SBS.
Contudo, o frenesi pelo grupo não está limitado à Coreia do Sul. Uma das marcas de roupa mais populares do Japão, a Uniqlo, criou uma edição especial de camisetas do Big Bang que passaram a ser vendidas em ambos os países.
Observando mais um pouco, não pára só na Ásia. A faixa título ‘Tonight’ ficou na 3ª posição na parada mundial Billboard, também atingiu o 6º lugar na parada musical dos iTunes dos Estados Unidos, tudo isso sem nenhuma promoção da música na América. Isso mostra o quão longe a cultura sul-coreana se estende no mercado mundial.
E apenas 5 anos após sua estreia, o Big Bang agora domina um mercado repleto de ídolos. Não são apenas as suas músicas que são populares entre o público, mas também entre os críticos de música, que elogiam o grupo. As atividades únicas e individuais de cada integrante do grupo também percorreram um longo caminho, criando um contraste evidente entre o Big Bang e outros grupos do gênero. Agora, muitos se perguntam por que nós somos tão atraídos por esses 5 garotos – G-Dragon, T.O.P, TaeYang, DaeSung e SeungRi.

5 anos após sua estreia, o relacionamento entre os integrantes só se fortaleceu

O nascimento do Big Bang deve-se ao presidente e diretor-executivo da YG Entertainment, Yang HyunSuk. Gummy e Big Mama supriam o desejo do público por um talento bruto vocal, mas ainda não havia grupos que tivessem essa certa individualidade.
Entretanto, o Big Bang não atingiu o sucesso imediatamente logo após a sua estreia. Por mais que ele tenha lançado 3 singles em um período de 4 meses, seu estilo hip hop/R&B não atraiu muito a atenção do público, pois a massa ficava encantada com os ídolos que apelavam para a imagem. Era raro ver um grupo masculino que colocava a música à frente da popularidade.
O grupo só decolou um ano depois de sua estreia, com o lançamento de seu primeiro mini-album, ‘Always’ (2007). ‘Lies’, a música promocional do disco, chamou a atenção do público quase que instantaneamente, e fez o Big Bang alcançar as paradas de sucesso.
Depois de ‘Lies’ veio uma sequência de sucessos, como ‘Last Farewell’, ‘Sunset Glow’, ‘Haru Haru’ e, agora, ‘Tonight’. Cada disco que o grupo lançou também dominou as paradas nos seus respectivos períodos de promoções.
Uma vez que foi decidido seguir esse caminho, o grupo não desistiu. O Big Bang está trabalhando duro desde o seu primeiro sucesso, e apesar do fato de ele ser a maior estrela na indústria musical, o grupo continua fazendo as mesmas coisas que sempre insistiu em fazer, desde o início.
Normalmente, após 5 anos de carreira, a maioria dos grupos entra em conflito com as companhias que a agencia, ou é forçada a se separar – por várias razões. No entanto, o Big Bang é único entre os demais, pois quanto mais ele permanece em suas atividades, o relacionamento entre grupo e companhia parece se fortalecer mais.

Cantores e compositores… O triunfo da habilidade

O Big Bang, com seu talento musical nato, mantém uma forte liderança entre os outros grupos musicais, pois seus integrantes escrevem suas próprias canções. Em 2007, o grupo começou a produzir música eletrônica, mas continuou com influências do hip hop, o que ajudou a conectar-lhe com uma geração mais nova de fãs. Entretanto, a música eletrônica só se tornou comum na indústria musical há poucos anos, quando grupos como SNSD, Wonder Girls e SG Wannabe usaram este estilo em suas músicas. Isso explica por que o Big Bang, que combina música eletrônica com os novos gêneros musicais, vem ganhando tanta atenção do público.
O forte apoio da música eletrônica tem sido a chave do sucesso do grupo. Tanto na Coreia do Sul como em outros países, como nas paradas da Billboard, o gênero eletrônico é popular desde o início dos anos 2000.
Os membros do Big Bang também mostraram suas habilidades para compor suas próprias músicas, como ‘Lies’, que foi composta pelo líder do grupo G-Dragon. E quando ele participa na produção, suas habilidades musicais também evoluem. No novo disco do quinteto masculino, G-Dragon é responsável pela produção de todas as faixas, além de ter contato com a participação de outros compositores famosos – por isso que o disco era tão aguardado pelos fãs. Sempre que o Big Bang promove uma nova música, ele quer nos apresentar algo novo e nos contar histórias. Essa é a razão pela qual o grupo é diferente dos outros ídolos, tanto em termos de vestuário como de coreografia.
Críticos musicais retrataram o Big Bang diferentemente dos outros grupos. Eles analisam as músicas separadamente, e tratam os integrantes do grupo mais como músicos do que como ídolos. O fator mais importante que determina o sucesso dos cantores é a qualidade de suas músicas, e o Big Bang certamente a possui.

Os trajes de moda do Big Bang

O grupo se tornou um fenômeno não só com suas músicas, como também por seu estilo de vestir, que não só mudou a percepção do público quanto a ele, mas acrescentou uma competitividade ao grupo. Seu estilo de moda também se tornou um fenômeno cultural.
O Big Bang não ficou para trás nesse quesito. Na verdade, parte de seus sucessos explosivos, como ‘Lies’ e ‘Last Farewell’, podem ser atribuídos às roupas que os integrantes usavam no palco, que eram o centro da atenção do público. Se uma loja vendesse roupas no estilo ‘Big Bang’, os itens certamente se esgotariam.
Esta é uma parte crucial de seu sucesso. As roupas vestidas pelos artistas da SM Entertainment, DSP Entertainment, JYP Entertainment, entre outras companhias, são criadas pelas companhias especialmente para os artistas, então é difícil para eles criarem uma tendência na moda que pudesse ser imitada imediatamente.
Já o vestuário do Big Bang é uma mistura elétrica do estilo hip hop das ruas com um toque robusto. Uma combinação de diferentes estilos que criou uma personalidade única para o grupo, algo que acabou o distinguindo do restante. E o fato de que a nova geração está seguindo o estilo de Big Bang mostra o quão conectada ela está com seu ídolo.

Não houve pausas, mesmo durante o afastamento dos palcos

A principal razão de a popularidade do Big Bang ser crescente assim na Coreia do Sul, mesmo durante seu afastamento dos palcos, foi a realização de atividades individuais. Desde que a indústria musical se tornou digital, a popularidade de um artista é medida pelo quão alto ele atinge as paradas musicais. Não é uma tarefa fácil para os grupos manterem sua popularidade, mas os membros do Big Bang tiveram suas próprias atividades como solistas. Além disso, eles tiveram a ideia de formar uma dupla – GD & T.O.P. Enquanto alguns membros atuavam, outros que tinham talentos em reality shows podiam fazer aparições na TV – tudo isso permite ao grupo estar nos olhos do público 365 dias por ano.
Portanto, por mais que tenham se passado 2 anos e 3 meses desde a última reunião dos membros como Big Bang, não há como sentir que eles ficaram ausentes por tanto tempo, pois durante todo esse tempo, cada um lançou seu próprio material solo.
DaeSung fez parte de programas de variedade na TV; T.O.P participou de filmes e dramas; até SeungRi participou de um musical. Além disso, para se prepararem para o seu retorno, a YG Entertainment começou a promoção dos membros em dezembro do ano passado, produzindo o primeiro álbum de estúdio da dupla GD & T.O.P , além de também produzir um mini-álbum solo de SeungRi em janeiro desse ano.
Então, quando os fãs viram o retorno do grupo em fevereiro, os membros não pareciam estranhos ao olhar público. Mesmo depois de lançar 3 singles, 4 mini-álbums e 2 álbums completos, a popularidade de Big Bang ainda é alta na Coreia do Sul. E sempre que o grupo enfrenta dificuldades, ele as enfrenta com preparo e velocidade.
Os integrantes nos mostraram o quanto a música pode conquistar a indústria de entretenimento, e com seus avanços no mercado japonês, todos podem antecipar mais sucessos do grupo no futuro. Mesmo que a música eletrônica não seja tão popular na Coreia do Sul como era no passado, pode-se acreditar que o Big Bang pode superar esses obstáculos sem nenhuma dificuldade.

Fonte:sarangingayo
Fonte: Chosun Weekly | Allkpop.com


0 comentários: